O que fazer em um final de semana em Delhi
Taj Mahal e Delhi em dois dias
Muitas pessoas, assim como nós, tem o sonho de visitar as 7 maravilhas do mundo moderno e sabem que uma delas é o famoso Taj Mahal, localizado nas proximidades de Delhi.
Além do lendário monumento indicamos também um tour por Delhi, onde você pode imergir culturalmente no destino e conhecer em um dia completo tudo o que a cidade tem para oferecer.
Bom, vamos lá:
Sábado
Algo interessante a saber é o que Taj Mahal não é exatamente em Delhi mas sim em Agra. A distância entre os dois locais é de cerca de 240km, e pode ser percorrida por trem ou carro. Por isso, separamos um dia inteiro para esta experiência.
Nós resolvemos fechar um tour com uma agência especializada e ir de trem. O clima quando visitamos a cidade (Janeiro/2023) estava extremamente frio e muita neblina nas ruas, por isso optamos pelo trem e sentimos mais segurança no transporte, além de ser mais rápido do que ir de carro.
Além disso, a agência cuida de tudo: translado entre hotel a estação de trem, compra dos bilhetes e ingressos, guia local no Taj Mahal e almoço caso você deseje. Você pode contratar o mesmo tour que nós clicando aqui.
O tour começa bem cedo com o seu translado saindo do hotel e indo em direção a estação de trem. Não se assuste! Tudo parece muito bagunçado mas no fim tudo dá certo. O seu guia lhe colocará dentro do trem e vai te indicar o seu assento onde você passará as próximas horas. O trajeto tem a duração estimada de 1h40 mas no nosso caso, devido a baixa visibilidade, demorou mais de 3h.
Chegando em Agra outro guia nos recebeu nos acompanhou durante o dia todo. Ja saímos da estação em direção ao Taj Mahal. E ficamos surpresos com a grandeza do monumento e do parque. O guia falava muito bem inglês e nos explicou todos os detalhes e as histórias que envolveram a construção do grande mausoléo. Nós contamos e explicamos tudinho no nosso instagram, você pode acompanhar lá nos nossos destaques.
Após o Taj Mahal nosso guia nos levou para um almoço em um hotel 5 estrelas. O buffet era bastante variado com entradas, pratos principais, saladas e sobremesas.
Após o almoço, fomos visitar alguns pontos importantes de Agra. Nosso guia nos conduziu para alguma lojas de artesanato e joalherias locais onde podíamos ver todo o processo de confecção das peças em tempo real.
A Índia é muito famosa pela sua fatura em pedras preciosas e pela qualidade de lapidação de materiais para joalheira. Isso torna o mercado das joias e artesanatos muito grande no país atraindo milhões de turistas todos os anos que por muitas vezes não estão interessados em comprar a joia em si, mas em ver de perto o processo manual de fabricação de joias únicas e raras.
A última parada do passeio em Agra foi no forte da cidade. Este forte é aberto à visitação e se você tiver mais tempo em Agra (caso não tenha feito um bate e volta como nós) vale a pena dedicar algumas horas.
Após o dia todo de passeio e depois de conhecer a famosa maravilha do mundo, o guia nos deixou na estação para o retorno a Délhi, que mais uma vez demorou bastante por motivos logísticos na malha ferroviária. Assim como na ida para Agra, o guia nos coloca literalmente dentro do trem, nos indicando o assento onde vamos viajar e também a estação que temos descer (não se assuste, provavelmente a estação de Délhi será a primeira e única estação).
Por fim, quando chegamos em Délhi nosso guia já estava nos esperando dentro da estação, na porta do trem. Ele nos conduziu até o nosso hotel onde finalizados o nosso primeiro dia de passeios.
Domingo
Acordamos no dia seguinte já com um tour agendado pela cidade de Délhi. Poucos sabem mas Nova Delhi é uma região da grande cidade de Delhi (onde também existe outra região chamada Velha Delhi).
Da mesma forma que no dia anterior, nosso motorista nos buscou no hotel e nos levou diretamente ao primeiro ponto turístico do passeio, o Kutub Minar. Já no ponto turístico nosso guia nos encontrou e já nos passou todo o cronograma de como seria o dia, os pontos turísticos e as regiões que visitaríamos. Neste dia, optamos pelo guia em espanhol, entregando ele também falava inglês e francês. Você pode contratar o mesmo tour que nós, clicando aqui.
Neste dia de passeio a quantidade de pontos turisticos e de paradas é muito maior do que no dia anterior. Tudo tem muita história e leva tempo para ser explicado, mas vale muito a pena dedicar com atenção os minutos apreciando a arquitetura e relacionando com os acontecimentos da época em que tudo foi construído.
Toda a explicação dos pontos turísticos que visitamos você encontra no nosso Instagram. Siga e acompanhe todos os conteúdos nos destaques, feed e stories.
Depois de alguns pontos visitados fizemos uma parada para o almoço em um restaurante local. Se você não tolera muita pimenta e comidas picantes, este momento pode ser um pouco delicado. Pedimos para o nosso guia informar o garçom que não queríamos pimenta, mas mesmo assim ainda estava um pouco picante.
A culinária Indiana é conhecida por ser rica em condimentos, temperos e MUITA pimenta. Isso não é um mito, na verdade isto é bem normal por lá. Vale a pena já ir sabendo que você terá que enfrentar este desafio caso seu paladar não esteja acostumado.
No meio do passeio visitamos a Porta da Índia (também conhecido como Porta de Delhi). Este monumento é extremamente importante para a política indiana e para a história do país. Até os dias de hoje as celebrações em datas comemorativas nacionais são feitas lá. Além disto o monumento também abriga nomes de pessoas que faleceram em guerras e lutaram em nome da Índia.
Finalizamos o nosso dia de passeios com uma visita em Velha Délhi, onde visitamos um templo e também fizemos um passeio de bicicleta por meio das ruas da região. Este passeio não está incluso no tour e se você quiser fazê-lo esteja ciente de que terá que dar alguma gorjeta por isso. Nosso guia nos “sugeriu” um valor de gorjeta que seria aceitável e nós concordamos.
Após todos os pontos visitados, nos despedimos do nosso guia e nos encontramos com nosso motorista que nos levou novamente até o nosso hotel.
Vale lembrar que: todos os translado entre os pontos turísticos estão inclusos no valor do tour. Você não terá que pagar nada a mais por isso.
Estes foram os dois tours que fizemos em Délhi e Agra. Você pode adquirir clicando nos links abaixo:
Esperamos que este artigo te ajude a programar a sua rota por Délhi e que você se divirta muito conhecendo a cidade e a famosa maravilha do mundo.
Nos siga no Instagram para acompanhar todos os nossos conteúdos e conhecer a história dos locais que já visitamos.
Boa viagem!
Um abraço,
Ighor e Lê